O dólar hoje opera em alta de 0,14% cotado a R$ 5,04 nesta quinta-feira (28), acompanhando o movimento de alta visto na quarta-feira (27) e se afastando da barreira de R$ 5, que não era vista há mais de um mês.
Leia também
O movimento de alta da moeda norte-americana é visto logo após a divulgação de indicadores dos Estados Unidos, entre eles a leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, com número abaixo do esperado por analistas.
O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, por outro lado, opera em baixa de 0,40%, a 106,24o pontos. Entre os Treasuries, o juro da T-note de 2 anos subia a 5,158%, o da T-note de 10 anos avançava a 4,672% e o do T-bond de 30 anos tinha alta a 4,797%, de acordo com informações do Broadcast.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os investidores também ficam à espera de falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), Jerome Powell, sobre a política monetária do país, às 17h.
Por que a cotação dólar sobe e desce?
Quando existe maior procura pela moeda estrangeira e a taxa de câmbio sobe a níveis não desejados, o Banco Central pode vender dólares no mercado, aumentando a oferta da moeda e pressionando o preço para baixo. Desse modo, o real volta a se valorizar em comparação ao dólar e a taxa de câmbio cai.
Por outro lado, quando há uma grande entrada de dólares no País, o BC pode adquirir a moeda norte-americana e injetar mais reais na economia para não permitir a queda da taxa de câmbio.