

O dólar hoje abriu a sessão desta terça-feira (22), volta do feriado prolongado no Brasil com queda de 0,17% sobre o real, a R$ 5,7941 na venda. Medidas na China para estimular o setor de serviços fazem o petróleo e o minério de ferro subir no exterior, o que pode ajudar moedas emergentes como o real. Na outra ponta, incertezas com tarifas e ataques do presidente americano, Donald Trump, ao banco central do país, contribuem para maior cautela.
Às 12h, na mínima da sessão, o dólar à vista tinha queda de 0,93% ante o real, a R$ 5,7498.
No exterior, os mercados ainda acompanham de perto as falas do presidente dos EUA. Além da guerra de tarifas, que já vinha mexendo com o apetite por risco de investidores globais, Donald Trump fez ataques a Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na segunda-feira (21), republicano pediu cortes na taxa de juros do país, acusando Powell de favoritismo político ao não reduzir o ritmo da política monetária. Na sexta-feira (18), a Cada Branca já havia reconhecido que o presidente americano estuda formas de demitir o presidente do Fed.
Graças às declarações de Trump, na segunda-feira, quando o mercado brasileiro estava fechado pelo feriado de Tiradentes, os mercados globais passaram por novas instabilidades. Nos EUA, o S&P 500 caiu 2,36%, enquanto o Dow Jones e o Nasdaq tiveram quedas de 2,48% e 2,55%, respectivamente. O índice DXY, que mede a performance do dólar ante seis moedas fortes, caiu a 98,2 pontos, o menor nível desde março de 2022.