Veja detalhes sobre a operação e cotação do dólar hoje. (Foto: Adobe Stock)
Odólar hoje fechou esta sexta-feira (21) com alta de 0,74%, a R$ 5,7177. Pesa sobre o mercado de câmbio global novos temores em relação ao impacto econômico das políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; as tarifas recíprocas entram em vigor no início de abril. A incerteza quanto ao cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, além da queda do minério de ferro e do petróleo também pressionam o câmbio.
“Não bastassem as dúvidas, fatores técnicos contribuem para uma maior pressão vendedora nas bolsas americanas: hoje, por exemplo, acontece o vencimento triplo de opções por lá. Era improvável que tivéssemos um desempenho diametralmente oposto por aqui”, destaca a Ágora Investimentos em relatório.
Na quinta-feira (20), o dólar subiu 0,49% ante o real. Com o desempenho, encerrou a sequência de sete pregões consecutivos de queda que se entendia desde a semana passada; na mínima, a moeda americana chegou a R$ 5,64, o menor valor desde outubro de 2024. Na semana, o desempenho acumulado ainda foi de queda de 0,52%.
“A recente alta do dólar possui mais características de uma correção técnica do que um sinal claro de reversão de tendência. A tendência de baixa ainda prevalece, sustentada por fundamentos como entrada de recursos estrangeiros, saldo positivo da balança comercial e expectativa de continuidade do ciclo de corte de juros nos EUA’, destaca Sidney Lima, analista CNPI da Ouro Preto Investimentos.