Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O dólar hoje abriu as negociações desta sexta-feira (9) no campo positivo, mas logo virou o sinal em meio à divulgação de dados econômicos tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. No fechamento, a divisa americana recuou 0,43%, a R$ 5,3658.
As perdas surgiram em meio à repercussão dos investidores dos números do relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll. Segundo o Departamento do Trabalho do país, a economia dos Estados Unidos criou 50 mil empregos em dezembro, em termos líquidos. A expectativa dos investidores, segundo as Projeções Broadcast, era de criação de 60 mil empregos em dezembro, após abertura de 64 mil postos em novembro.
Por aqui, a atenção ficou direcionada aos resultados do Índice de Preços ao consumidor Amplo (IPCA) de dezembro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação brasileira teve alta de 0,33%, 0,15 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,18% registrada em novembro. Em dezembro de 2024, a variação havia sido de 0,52%. O IPCA fechou o ano de 2025 com alta acumulada de 4,26%.
Mesmo com a inflação acumulada do ano abaixo do teto da meta, de 4,50%, o resultado não deve alterar a expectativa de manutenção da Selic em 15% ao ano na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês. Isso porque a inflação de janeiro costuma acelerar, o mercado de trabalho segue aquecido e o Banco Central tem adotado um tom cauteloso ao sinalizar quando o juro básico começará a cair. Por ora, a maioria das projeções aponta para um primeiro corte em março.
*Com informações de Maria Regina Silva e Luciana Xavier, do Broadcast
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador