O dólar hoje fechou em alta de 0,27%, cotado a R$ 5,483. Nesta quinta-feira (15), os investidores reagiram aos resultados da temporada de balanços no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto avaliam os indicadores econômicos norte-americanos, como as vendas no varejo e os pedidos de seguro-desemprego.
Leia também
Segundo operadores, o tropeço do real está ligado a ajustes típicos após uma temporada de forte apreciação e à recomposição parcial de posições defensivas, estimulada pelo aumento dos ruídos políticos locais.
Em Brasília, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou o adiamento da votação do projeto de desoneração para a próxima terça-feira, 20. O relator do PL, senador Jacques Wagner (PT-BA), disse que apresenta nova versão do texto na segunda-feira, 19. Há dois pontos polêmicos na proposta: a obrigação de empresas a firmarem termo se comprometendo a manter o mesmo número de empregados e o aumento de 15% para 20% na cobrança de Imposto de Renda de Juros sobre Capital Próprio (JCP).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Operadores também citaram reportagem exclusiva do Broadcast com a informação de que a Receita Federal conseguiu até o momento a adesão de 17 contribuintes às condições especiais de pagamento introduzidas na lei do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). O órgão estima arrecadar R$ 87 milhões com esses acordos. As cifras estão muito aquém da estimativa do ministério da Fazenda, que espera um número maior de adesões para ampliar as receitas e atingir as metas fiscais.
Lá fora, dados que indicaram uma desaceleração da inflação nos EUA aumentaram as expectativas de um corte nas taxas de juros pelo Fed em setembro.
Além disso, no Reino Unido, houve um crescimento de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre em comparação anual, segundo dados preliminares divulgados pelo ONS, órgão de estatísticas britânico. Na China, a produção industrial aumentou 5,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2023, enquanto as vendas no varejo cresceram 2,7% no mesmo período, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas.
Durante o dia, a cotação do dólar mostrou uma leve desvalorização em relação ao real. No entanto, o movimento foi instável, com diversas reversões ao longo das negociações. A apreciação adicional do real tem sido dificultada pela força global do dólar, especialmente em comparação com moedas de mercados desenvolvidos.
Publicidade
Até agora, o dólar apresentou queda de 0,57% na semana, queda de 3,02% no mês e alta de 13% no ano.
(Com informações do Broadcast)