O dólar opera em alta de 0,06%, negociado a R$ 4,972 nesta segunda-feira (21). O avanço da moeda ante o real se dá na esteira do anúncio do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) de corte na taxa de juros do país asiático em 10 pontos-base.
Leia também
A moeda norte-americana, no entanto, perde força ante as principais divisas concorrentes no exterior. O índice DXY, que mede o dólar em relação a uma cesta de seis rivais fortes, opera em queda de 0,08%, a 103,29 pontos.
Na avaliação da consultoria britânica Capital Economics, o estímulo oficial chinês é insuficiente para promover grande retomada, enquanto a Pantheon também via abordagem de apoio apenas gradual por Pequim.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, foi divulgado o Boletim Focus, relatório do Banco Central do Brasil (BC) com resumo das expectativas de mercado ante a alguns indicadores da economia brasileira. O documento mostrou leve inversão do movimento das expectativas para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) neste ano. A mediana passou de recuo de 3,49% para queda de 3,43%. Há um mês, a estimativa era de deflação de 2,92%.
Os Índices Gerais de Preços (IGPs) são afetados pelo desempenho do câmbio e pelos valores dos produtos de atacado, como as commodities.