Tempo Real

Dólar hoje abre em queda com investidor à espera de Galípolo e Waller

Semana nos mercados será definida pelas falas dos líderes dos bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil durante o simpósio de Jackson Hole

Dólar hoje abre em queda com investidor à espera de Galípolo e Waller
Nota de dólar. Foto: Adobe Stock

O dólar hoje abriu em baixa de 0,3%, cotado a R$ 5,467. Os mercados globais estão atentos, nesta segunda-feira (19), a eventos nos Estados Unidos que podem trazer indicações sobre o futuro das taxas de juros no país.

Nos próximos dias, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) divulgará a ata de sua última reunião, e o presidente da instituição, Jerome Powell, fará um discurso no simpósio anual de Jackson Hole.

Enquanto os investidores aguardam por essas novas sinalizações, o dólar enfrenta um dia de desvalorização generalizada ao redor do mundo.  A ata da reunião de julho do Fed, que será divulgada na quarta-feira, e o discurso de Powell, previsto para sexta-feira, são considerados os principais fatores que devem influenciar o comportamento do dólar ao longo desta semana, que também contará com dados de inflação do Canadá e do Japão, além de leituras do PMI nos Estados Unidos, na zona do euro e no Reino Unido.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda na sexta-feira, o presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, deverá abordar a recente decisão do banco central de elevar a taxa de juros em uma audiência no Parlamento.

No Brasil, o foco nesta segunda-feira está no Boletim Focus, que revelou uma elevação nas projeções para as taxas de juros ao final de 2025. Além disso, a presença do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, em um evento em Belo Horizonte, deverá ser observada de perto pelos investidores.

Na sexta-feira (16), a amoeda americana teve queda de 0,28%, cotada em R$ 5,4678. Até agora, o dólar exibe queda de 0,85% na semana, recuo de 3,29% no mês e alta de 12,68% no ano.