O dólar opera em alta de 0,12% às 11h37 desta quinta-feira, na contramão da tendência da manhã, que foi puxada por dados positivos de inflação no Brasil, cotado a R$ 4,99.
Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o IGP-10 registrou nova queda em agosto, de 0,13% neste mês, após cair 1,10% no mês anterior. O IPC-S também registra desaceleração em sete capitais pesquisadas, na passagem da primeira para a segunda quadrissemana de agosto. No período, o índice caiu 0,07%.
O Departamento do Trabalho dos EUA informou, na manhã de hoje, que os s novos pedidos de auxílio-desemprego recuaram a 239 mil, na semana encerrada em 12 de agosto, dos 250 mil registrados nos sete dias anteriores. Analistas ouvidos pela FactSet previam 242 mil.
Por que a cotação dólar sobe e desce?
Quando existe maior procura pela moeda estrangeira e a taxa de câmbio sobe a níveis não desejados, o Banco Central pode vender dólares no mercado, aumentando a oferta da moeda e pressionando o preço para baixo. Desse modo, o real volta a se valorizar em comparação ao dólar e a taxa de câmbio cai.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por outro lado, quando há uma grande entrada de dólares no País, o BC pode adquirir a moeda norte-americana e injetar mais reais na economia para não permitir a queda da taxa de câmbio.