O dólar se valorizou ante outras moedas principais, com investidores novamente atentos a declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell. Na segunda audiência da autoridade no Congresso americano nesta semana, Powell reafirmou expectativa de alta nos juros, caso o cenário se mantenha, e também disse não ver espaço para cortes em breve. Além disso, a libra chegou a ser apoiada pela decisão do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) de elevar sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, mas a divisa não sustentou o movimento. Investidores ainda avaliaram a decisão de juros do Banco Central do México, que manteve os juros conforme esperado, e também a elevação da taxa básica na Turquia, revertendo a política relaxada anterior.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 143,22 ienes, o euro caía a US$ 1,0960 e a libra tinha baixa a US$ 1,2749. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou alta de 0,31%, a 102,386 pontos.
Pela manhã, o BoE elevou sua taxa básica mais que o esperado por parte do mercado, reagindo a leituras fortes recentes da inflação no Reino Unido. A libra mostrou volatilidade, com ganho apenas pontual após o anúncio. Vários analistas consideravam que a taxa pode não ter atingido seu pico. Para o Wells Fargo, deve haver mais duas altas, uma de 50 e outra de 25 pontos-base, enquanto a Capital Economics espera apenas mais uma alta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Turquia, o BC local elevou a taxa básica em 650 pontos-base, a 15%, na primeira alta desde 2021, após troca no comando da instituição. Analistas ouvidos pela FactSet, porém, esperavam alta ainda maior nos juros, a 20%, diante da força da inflação. No horário citado, o dólar subia a 24,8719 liras turcas. Ainda no noticiário, os bancos centrais de Suíça e Noruega também elevaram juros, diante da inflação persistente na Europa.
Na América Latina, o BC do México (Banxico) decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica em 11,25%, sinalizando que não deve mudá-la logo. O peso reduziu perdas ante o dólar, após a decisão, mas em movimento contido. No horário acima, o dólar subia a 17,1811 pesos mexicanos.
Em Washington, Powell reafirmou o compromisso em combater a inflação, levando-a de volta à meta de 2%. O presidente do Fed disse não descartar a chance de um “pouso suave” na economia americana, e falou em uma ou “talvez” duas altas nos juros neste ano, caso o quadro evolua como esperado. O dólar se valorizou em meio às declarações de Powell, com máximas no dia ante o iene e o euro.