O índice Dow Jones avançou 1,12% nesta segunda-feira (20), assim como os demais indicadores das bolsas de Nova York. O movimento sinaliza que Wall Street poderá estender os ganhos da semana passada.
Publicidade
O índice Dow Jones avançou 1,12% nesta segunda-feira (20), assim como os demais indicadores das bolsas de Nova York. O movimento sinaliza que Wall Street poderá estender os ganhos da semana passada.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Nos próximos dias, estão previstos mais balanços de grandes empresas americanas, incluindo Tesla (TSLA34) e Intel (ITLC34), e pesquisa mensal sobre a inflação ao consumidor (CPI) dos EUA – que poderá trazer mais indícios sobre o ritmo de futuros cortes nos juros básicos americanos.
Dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) estão no chamado período de silêncio, que os impede de comentar política monetária ou economia antes da próxima decisão de juros do BC americano, no dia 29.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dólar hoje operou em leva alta em relação a outras moedas de economias desenvolvidas. Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) também sobem, ampliando ganhos da sessão anterior.
Na agenda de balanços internacionais, destaque para os resultados da Netflix (terça-feira); Barclays, Alcoa e Tesla (quarta-feira); Renault, Lloyds, Unilever e Intel (quinta-feira); e NatWest Group e P&G (sexta-feira).
Há expectativa de um encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, nas próximas semanas, na Coreia do Sul.
Trump voltou a acenar com a possibilidade de reduzir as tarifas sobre a China, desde que Pequim cumpra algumas condições, como a retomada da compra de soja “pelo menos nos volumes de antes”. O republicano disse que não quer “destruir” a China. Os dois países concordaram em abrir uma nova rodada de negociações comerciais nesta semana.
O republicano ponderou, no entanto, que a China pode pagar tarifas de 155%, caso não alcance um acordo comercial até 1º de novembro. “Mas espero conseguir um entendimento com o presidente Xi Jinping e chegar a um acordo bom para ambos os lados”, afirmou, ao fazer comentários a repórteres no Salão Oval da Casa Branca.
Publicidade
Trump elogiou o comportamento chinês em negociações comerciais nos últimos meses, afirmando que as autoridades foram “muito respeitosas”. “E a China não está mais tomando vantagem dos Estados Unidos porque estão pagando as tarifas elevadas”, disse o republicano.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, ainda deve se reunir com representantes chineses nos próximos dias.
O diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, afirmou nesta segunda-feira que o shutdown do governo americano “provavelmente terminará ainda esta semana”.
Ele alertou, porém, que se o bloqueio persistir, “a Casa Branca vai precisar olhar muito de perto para medidas mais fortes que possamos tomar para trazê-los à mesa”, disse, em referência aos senadores democratas, durante entrevista à CNBC.
Questionado sobre a possibilidade de ser indicado à presidência do Federal Reserve, Hassett desconversou. “Tenho o melhor trabalho do mundo no momento”, afirmou.
Às 15h15 (de Brasília), Dow Jones subia 1,21%, S&P 500 tinha alta de 1,2% e Nasdaq avançava 1,55%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – registrava ligeira valorização de 0,2%, a 98,625 pontos.
Publicidade
A Nvidia caía 0,21% após o lançamento do primeiro chip Blackwell produzido nos EUA. Na esteira do anúncio, os ADRs da TSMC subiam 1,62%, impulsionados pelo destaque de sua fábrica em Phoenix no projeto. A Cleveland-Cliffs disparava 17,79%, após a empresa anunciar planos para produzir minerais de terras raras e divulgar resultados trimestrais acima das expectativas. A Amazon tinha alta de 1,28%, mesmo após uma falha na AWS causar interrupções em diversos serviços online. Netflix (+3,89%) e Tesla (+0,93%), que divulgam resultados na semana, subiam.
*Com informações de Sergio Caldas e Pedro Lima, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador