Os índices das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira (9), após o comportamento misto de Wall Street ontem. Dow Jones foi o que apresentou a valorização mais contida.
Publicidade
Os índices das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sexta-feira (9), após o comportamento misto de Wall Street ontem. Dow Jones foi o que apresentou a valorização mais contida.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Investidores reagiram ao relatório de emprego dos EUA, o chamado payroll, que é fundamental para a trajetória dos juros básicos americanos. Ainda, foi divulgado o sentimento do consumidor norte-americano, da Universidade de Michigan.
O índice subiu para 54 em janeiro, ante 52,9 em dezembro, segundo levantamento preliminar divulgado pela instituição nesta sexta-feira. O resultado veio em linha com a previsão de analistas consultados pela FactSet.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A pesquisa mostrou ainda que as expectativas de inflação em 12 meses ficaram estáveis em 4,2% em janeiro. Já para o horizonte de cinco anos, a expectativa de inflação subiu de 3,2% em dezembro para 3,4% neste mês.
Também no cenário internacional, a União Europeia aprovou nesta sexta-feira o acordo com o Mercosul, abrindo caminho para a criação da maior zona de livre comércio do mundo.
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) fecharam sem direção única nesta sexta-feira, depois de avançarem ontem. No câmbio, o dólar hoje avançou ante outras moedas de economias desenvolvidas.
O mercado dos EUA repercute o primeiro payroll em dia, depois que a paralisação governamental mais longa da história dos Estados Unidos adiou os relatórios de setembro e novembro, com divulgação apenas parcial dos dados de outubro de 2025.
Publicidade
A economia dos Estados Unidos criou 50 mil empregos em dezembro, em termos líquidos, segundo relatório publicado hoje pelo Departamento do Trabalho do país. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam criação de 23 mil a 155 mil vagas, com mediana de 60 mil. O relatório, também conhecido como payroll, é a principal métrica do mercado de trabalho dos EUA.
Já a taxa de desemprego dos EUA caiu para 4,4% em dezembro de 2025, ante 4,6% em novembro. O salário médio por hora aumentou 0,33%, ou US$ 0,12, a US$ 37,02, na comparação mensal de dezembro.
Para Rafael Yamano, economista sênior da SulAmérica Investimentos, os dados de emprego nos Estados Unidos trouxeram sinais contraditórios: a criação de vagas ficou abaixo do esperado, enquanto a taxa de desemprego veio menor do que o consenso.
“Esse nível de desemprego mais baixo fortalece os argumentos da ala hawkish (duro) do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) para postergar novos cortes de juros”, avalia o economista.
No fechamento, o Dow Jones subiu 0,48%, o S&P 500 avançou 0,65% e o Nasdaq teve ganhos de 0,81%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – teve alta de 0,2%, a 99,133 pontos.
Os papéis da General Motors (GM), foram destaque negativo do pregão (-2,65%), enquanto no setor de tecnologia a Intel avançou (+10,8%) após Trump destacar uma reunião com o CEO da empresa.
Publicidade
*Com informações de Sergio Caldas e Thais Porsch, da Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador