O índice Dow Jones subiu nesta quarta-feira (26), seguindo o otimismo dos demais indicadores das bolsas de Nova York, que estenderam o rali da última sessão.
Publicidade
O índice Dow Jones subiu nesta quarta-feira (26), seguindo o otimismo dos demais indicadores das bolsas de Nova York, que estenderam o rali da última sessão.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Houve a continuidade da confiança em corte da taxa de juros na reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de dezembro, em meio a relatos de que o diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, seria o favorito para assumir a presidência do BC americano.
A sessão que antecedeu o feriado de Ação de Graças trouxe dados de encomendas de bens duráveis nos EUA, pedidos de seguro desemprego e a divulgação do Livro Bege, o sumário das condições econômicas das distritais do Fed.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, a libra esterlina subiu ante o dólar hoje com o foco sobre a apresentação do orçamento de Outono britânico. A moeda americana, por sua vez, avançou em relação ao iene, mesmo após a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, dizer que seu governo tomará “medidas adequadas” no mercado de câmbio.
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operaram com comportamento divergente, com avanço na ponta curta e recuo nos juros longos.
O Livro Bege apontou que as perspectivas permaneceram amplamente inalteradas, mas com alguns distritos observando um risco aumentado de atividade mais lenta nos próximos meses, enquanto algum otimismo foi observado entre os fabricantes.
Segundo o documento, o consumo geral caiu ainda mais nos distritos, enquanto o gasto no varejo de alto padrão permaneceu resiliente. Em paralelo, a atividade econômica pouco mudou desde o relatório anterior, embora dois distritos tenham notado um declínio modesto.
“A atividade manufatureira aumentou um pouco, apesar das tarifas e incertezas tarifárias continuarem sendo um obstáculo”, acrescentou o BC americano.
As encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos subiram 0,5% em setembro ante agosto, a US$ 313,7 bilhões, segundo dados publicados hoje pelo Departamento do Comércio do país. O resultado confirmou as projeções dos analistas consultados pela FactSet, que previam aumento de 0,5% no período.
Publicidade
Excluindo-se o setor de transportes, as encomendas de bens duráveis tiveram alta de 0,6% na comparação mensal de setembro. Sem a categoria de defesa, as encomendas avançaram 0,1% em setembro. A variação mensal de agosto das encomendas totais sofreu revisão marginal, de alta de 2,9% para 3%.
O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana encerrada em 22 de novembro foi de 216 mil, com uma diminuição de 6 mil em relação ao nível revisado da semana anterior. O número ficou abaixo da previsão compilada pela FactSet, que era de 230 mil pedidos. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quarta-feira.
A média móvel das últimas quatro semanas foi de 223.750, uma diminuição de 1 mil em relação à média móvel da semana anterior. O número de pedidos continuados foi de 1,96 milhão registrado na semana encerrada em 15 de novembro, um aumento de 7 mil em relação à semana anterior..
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) de Chicago registrou forte queda para 36,3 em novembro, ante 43,8 em outubro, segundo pesquisa divulgada pela instituição nesta quarta-feira. Analistas consultados pela FactSet previam recuo bem mais leve do indicador, a 43,5 neste mês. A leitura abaixo da barreira de 50 sinaliza contração da atividade econômica.
No fechamento, o índice Dow Jones subiu 0,67%, o S&P 500 ganhou 0,69% e o Nasdaq avançou 0,82%. Dentre as ações de destaque, a Nvidia (NVDA) teve valorização de 1,37%, revertendo as perdas de ontem, enquanto a Alphabet (GOOGL) cedeu 1,08%. Diante de diferentes notícias corporativas, os papéis da HP caíram 1,4%, os da Dell subiram 5,83% e os da Autodesk avançaram 2,36%.
O índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – cedeu levemente 0,08%, a 99,585 pontos.
* Com informações de Pedro Lima, Isabella Pugliese Vellani e Patricia Lara, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador