Veja como está a operação nas Bolsas de NY hoje (Foto: Adobe Stock)
As bolsas de Nova York reagem aos dados de inflação, expectativas de inflação, consumo e renda dos EUA divulgados nesta sexta-feira (5), que ficaram em linha com as expectativas do mercado. Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, que já vinham em alta, tocaram as máximas do dia, mas sem apresentar aceleração intensa.
Apesar de ser um dado de setembro e de ter vindo um pouco acima do esperado, o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) não altera as apostas de um novo recuo de 0,25 ponto porcentual nos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na semana que vem, na visão de Pedro Cutolo, estrategista da ONE Wealth Management. O mercado está convencido de que o Fed seguirá em frente com um alívio de 25 pontos-base (87% na ferramenta FedWatch).
Em paralelo, o ímpeto de destaque do Nasdaq ocorre em meio a sinais de que ativos ligados à Inteligência Artificial (IA) seguem causando frisson, após a Moore Threads, chamada a “Nvidia (NVDC34) da China“, disparar mais de 400% em estreia na Bolsa de Xangai.
No câmbio, o dólar hojebeira estabilidade ante pares principais. Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam em alta.
Dow Jones hoje: os destaques do mercado de ações nesta sexta-feira (5)
PCE dos EUA sobe acima das expectativas em setembro
O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,3% em setembro ante agosto, segundo pesquisa divulgada há pouco pelo Departamento do Comércio. Na comparação anual, houve alta de 2,8% em setembro. Analistas ouvidos pela FactSet previam acréscimo mensal de 0,2% do PCE e avanço anual de 2,8%. O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed).
Estreia da ‘Nvidia da China’ chama atenção do mercado
A Bolsa de Xangai estreou, nesta sexta-feira (5), as ações da Moore Threads, fabricante chinesa de chips de Inteligência Artificial (IA) apontada como potencial rival da Nvidia (NVDC34). As ações da companhia chegaram a disparar 425% no primeiro pregão, o que lhe rendeu o apelido de “Nvidia da China”.
A Moore Threads, fundada em 2020 por um ex-executivo da Nvidia, fez uma estreia retumbante no pregão da bolsa de valores chinesa: após levantar mais de US$ 1 bilhão em sua oferta pública inicial (IPO), viu seu valor de mercado quadruplicar logo no primeiro dia de negociação. Leia todos os detalhes sobre a nova concorrente da Nvidia nesta reportagem.
Veja o desempenho de Nova York hoje
Às 12h09 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,48%, acompanhado pelo S&P 500 (+0,47%) e pelo Nasdaq (+0,56%). O índice DXY operava estável, com o dólar subindo ligeiramente ante o iene, mas caindo levemente em relação ao euro e à libra. O juro da T-note de 2 anos subia a 3,541%, o da T-note de 10 anos avançava a 4,117% e o do T-bond de 30 anos ia a 4,777%.