A Anbima é a a associação que representa as instituições do mercado de capitais brasileiro. (Foto: Divulgação/Anbima)
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) publicou, nesta terça-feira (16), a 9ª edição do relatório FInfluence. O estudo elenca os principais influenciadores digitais de finanças no Brasil e, nesta nova publicação, trouxe o E-Investidor como o quinto veículo de mídia mais influente na plataforma X (antigo Twitter).
Somente no primeiro semestre de 2025, o perfil do E-Investidor no X cresceu 11,12% – o terceiro maior crescimento do ranking na rede social – e atingiu 107 mil seguidores. O veículo também está entre os cinco jornais digitais que, juntos, produziram quase 50% das publicações relacionadas ao mercado financeiro na primeira metade do ano.
“O resultado reforça a relevância e a influência do E-Investidor na cobertura nacional de finanças pessoais e investimentos. É um reconhecimento do trabalho editorial em traduzir temas complexos com consistência, qualidade e independência”, diz Valéria Bretas, editora-chefe do E-Investidor.
No ranking de veículos de mídia mais influentes do Facebook, outro portal do Estadão, o Economia Estadão, conseguiu a terceira colocação, segundo o relatório.
Cresce número de influenciadores e interações
No primeiro semestre de 2025, os finfluencers ligados a empresas e identificados como perfis corporativos apresentaram resultados positivos. Foram registrados 182 influenciadores corporativos ativos, avanço de 10,3% em relação à edição anterior, e 453 perfis monitorados, alta de 3,9%.
Entre as pessoas físicas, o Primo Rico, Economista Sincero e Bruno Perini ocuparam as primeiras colocações em influência digital. De acordo com o relatório, os conteúdos sobre investimentos e finanças ultrapassaram a marca de 1,18 bilhão de interações, um crescimento de 11% em relação ao segundo semestre de 2024 e o maior volume registrado desde a primeira edição do levantamento, publicada em 2021.
Os 803 influenciadores monitorados no estudo, considerando pessoas físicas e pessoas jurídicas, representaram um aumento de 8,4% em relação à oitava edição. Os profissionais somaram 432,7 mil publicações, um crescimento de 9,7% frente ao semestre anterior, que estimularam o debate sobre temas como tarifas comerciais dos Estados Unidos, aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e taxa Selic, que chegou a 15% ao ano neste período.
Entre os assuntos comentados, os fundos de investimento figuraram pela primeira vez como os produtos que mais geraram interesse no público que consome informação sobre investimento nas redes sociais. O engajamento médio desse produto subiu 56,2%, chegando a 12,1 mil interações médias.
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Outro destaque foram as criptomoedas. Os influenciadores nunca falaram tanto sobre elas e as menções dispararam 27,5%, de 59.037 para 75.283, especialmente após o bitcoin superar a marca de US$ 100 mil, em maio de 2025.
Como a Ambima fez o levantamento
Para a produção de mais um relatório sobre finfluencers, a Anbima considerou postagens públicas realizadas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025. A amostra reuniu 803 influenciadores monitorados, responsáveis por 1.750 perfis. Os dados contemplam: perfis publicadores, conteúdo textual das postagens e métricas de alcance e engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos/retuítes e visualizações).
Foram analisadas, em média, 72.131 publicações mensais no Facebook, no Instagram, no X e no YouTube. No conjunto, os perfis monitorados somam um alcance potencial de 287.869.647 seguidores – número que não corresponde necessariamente a usuários únicos, já que uma mesma pessoa pode seguir mais de um influenciador na mesma rede ou em plataformas diferentes, conforme explica a Anbima na 9ª edição do relatório FInfluence, cujo o E-Investidor é destaque.