Publicidade

Tempo Real

EUA: empresas locais veem risco elevado de recessão no país em 2023

As empresas consultadas apontam que as vendas mais fracas têm pressionado suas margens

EUA: empresas locais veem risco elevado de recessão no país em 2023
Foto: Pixabay

O risco de que os Estados Unidos enfrentem uma recessão neste ano “continua elevado”, de acordo com pesquisa elaborada pela Associação Nacional de Economia Empresarial (NABE, na sigla em inglês). Além disso, as empresas consultadas apontam que as vendas mais fracas pressionam suas margens, mostra o levantamento, publicado nesta segunda-feira (23).

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 11 de janeiro, com a participação de 60 membros da NABE, para avaliar como as empresas veem as condições de negócios nas próprias companhias ou em seus setores, bem como a perspectiva de curto prazo. Há “preocupação disseminada de que se entre em recessão neste ano” no país, afirma a presidente da associação, Julia Coronado, em relatório sobre a pesquisa. Segundo ela, pela primeira vez desde 2020 a maioria dos consultados espera queda, e não aumento no emprego em suas companhias nos próximos três meses.

Mais da metade dos que responderam à pesquisa acreditam que os EUA já estão em recessão (3%); ou entrarão em recessão nos próximos 12 meses (53%). Em outubro, porém, era ainda maior esse grupo: 64% dos consultados acreditavam que o país já estava em recessão ou entraria nela nos 12 meses seguintes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em momento de foco na inflação, as empresas consultadas continuavam a repassar ao menos parte de seus aumentos de custos para os consumidores. Segundo 77%, suas empresas repassavam todo ou parte desses aumentos, enquanto 13% diziam que não ocorriam repasses desse tipo no quadro atual.

Outro ponto destacado na pesquisa é que metade dos consultados reportou não haver problemas para conseguir trabalhadores, insumos ou bens de capital. Já 40% disseram que ainda enfrentavam problemas para conseguir pessoal qualificado. Entre os que passavam pelo problema, 14% indicaram que a falta de trabalhadores já começava a perder fôlego, e 33% esperavam que isso melhorasse em 2023.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>