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Espanha adota regras para conter publicidade de criptoativos

Empresas que vendem criptoativos terão que informar órgão de fiscalização sobre conteúdo de campanhas

Espanha adota regras para conter publicidade de criptoativos
Fonte: Envato

A Espanha decidiu nesta segunda-feira regulamentar a publicidade de criptomoedas, inclusive por mídia social, encarregando o supervisor do mercado de ações de autorizar campanhas em massa e garantir que os investidores estejam cientes dos riscos.

O governo espanhol disse que anunciantes e empresas que vendem criptoativos terão que informar o órgão de fiscalização da CNMV com pelo menos 10 dias de antecedência sobre o conteúdo de campanhas direcionadas a mais de 100 mil pessoas.

Os novos regulamentos começarão a partir de fevereiro e permitirão que a CNMV monitore especificamente a publicidade de todos os tipos de ativos criptográficos e inclua avisos sobre os riscos envolvidos nos investimentos.

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As regras também se aplicam a provedores de serviços de criptoativos e a qualquer pessoa que anuncie por conta própria ou em nome de terceiros.

Isso inclui influenciadores com mais de 100 mil assinantes para anunciar e promover criptoativos, disse a CNMV, adiconando que eles terão que notificar previamente o órgão de vigilância sobre postagens promocionais e alertar sobre riscos.

Em novembro, a CNMV repreendeu o astro do futebol Andres Iniesta após ele promover a plataforma de troca de criptomoedas Binance em suas contas do Twitter e Instagram, dizendo que ele deveria estar completamente informado sobre os ativos antes de fazer qualquer investimento ou recomendar outros a fazê-lo.

Criptomoedas como bitcoin experimentaram alta volatilidade de preços acompanhada por um aumento significativo na publicidade agressiva para atrair investidores.

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