“O crescimento está só começando”, disse ele nesta terça-feira, 27, no painel “O Cenário de ETFs: Tendências, Inovação e o que Vem a Seguir” no evento Latin America Investment Conference, do UBS BB, em São Paulo.
Andres Kikuchi, CIO (diretor de investimentos) da Nu Asset Management, avalia que um dos caminhos para o crescimento desta modalidade de fundo são os ETFs de renda fixa, pois eles têm o perfil do investidor brasileiro e agregam mais transparência.
“Quando isso for percebido pelos investidores, veremos muitas mudanças nas estratégias de alocação”, comenta Kikuchi. “No final do dia os ETFs são envelopes, neles cabem todas as classes de ativos“, acrescenta.
O Portfolio Manager da Buena Vista Asset Management, Renato Nobile, comenta que o tema dos ETFs está cada vez mais presente nos debates e nas carteiras dos investidores. “Hoje, temos uma variedade de produtos com diversas funções, como pagando ou não dividendos“, afirma. Segundo Nobile, há produtos para todos os perfis, o que permite atender bem ao mercado, mas ainda há muito a ser feito.