Últimas notícias

Exterior negativo derruba Ibovespa; Eletrobras no TCU é destaque

Os principais índices de ações norte-americanos cediam, com o S&P 500 recuando 2%

Exterior negativo derruba Ibovespa; Eletrobras no TCU é destaque
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

O principal índice da bolsa brasileira caía nesta quarta-feira, após cinco sessões de alta seguidas, diante do recuo em Wall Street e na Europa.

Vale e setor financeiro arrastavam o índice para baixo, enquanto a Eletrobras também cedia antes de retomada de discussões sobre a privatização da companhia no Tribunal de Contas da União (TCU). Na ponta positiva, Hapvida recuperava-se parcialmente do tombo da véspera, depois de anunciar recompra de ações.

Às 11:36 (de Brasília), o Ibovespa caía 1,15%, a 107.539,95 pontos. O volume financeiro era de 6,6 bilhões de reais. O dia é de vencimento de opções sobre o Ibovespa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na visão de Camila Abdelmalack, economista na Veedha Investimentos, o mercado segue “refém” das notícias sobre a alta de juros nos Estados Unidos e o noticiário sobre a Covid-19 na China.

Os principais índices de ações norte-americanos cediam, com o S&P 500 recuando 2%. Na Europa, as praças também registravam queda após leitura forte de inflação no Reino Unido.

O diretor de política monetária do Banco Central, Bruno Serra, disse em evento da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil que a autoridade monetária espera estar chegando ao fim do atual ciclo de aperto, embora essa expectativa ainda dependa de dados. Ele destacou, entretanto, que o BC tem capacidade de subir mais um pouco o juro caso seja necessário devido à alta do juro global.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o ministro Paulo Guedes, da Economia, falam em evento paralelo sobre descarbonização, promovido por Banco do Brasil e Petrobras.

Além disso, o front político tem cautela elevada depois que o presidente Jair Bolsonaro ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da corte Alexandre de Moraes, alegando abuso de autoridade.

Publicidade