A Exxon Mobil (EXXO34) disse nesta quarta-feira (28) que abriu um processo contra as autoridades da União Europeia (UE) sobre a decisão do bloco de impor uma taxa inesperada sobre os altos lucros das empresas de energia desencadeados pela invasão russa da Ucrânia.
Leia também
A UE aprovou um plano no outono passado para redistribuir alguns lucros e receitas das empresas de energia em uma tentativa de proteger os consumidores dos altos preços da energia. O plano buscava limitar a receita dos produtores de eletricidade gerada por combustíveis que não o gás natural e exigia que as empresas de petróleo e gás entregassem um terço ou mais do dinheiro que a UE considera como excesso de lucro.
Os preços da energia na Europa subiram acentuadamente no início deste ano, impulsionados pela decisão da Rússia de limitar o fornecimento de gás natural ao continente depois que a invasão da Ucrânia levou os países ocidentais a impor sanções abrangentes. Os preços do gás natural caíram nas últimas semanas e agora estão próximos do nível anterior ao início da guerra.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Exxon disse que suas subsidiárias alemã e holandesa, Mobil Erdgas-Erdöl GmbH e ExxonMobil Producing Netherlands BV, entraram com uma ação na quarta-feira no Tribunal Geral da UE em Luxemburgo, que busca anular a taxa de lucro inesperado da UE sobre empresas de petróleo e gás.
* Fonte: Dow Jones Newswires