Últimas notícias

Facebook muda nome de moeda digital, de libra para diem

Facebook muda nome de moeda digital, de libra para diem
Logo do Facebook (REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

(Reuters) – A criptomoeda libra, do Facebook (FBOK34), foi rebatizada como “diem”, em um esforço renovado para obter a aprovação regulatória, enfatizando a independência do projeto.

Os planos para a libra, divulgados pelo Facebook no ano passado, foram atingidos em abril, após reguladores e bancos centrais levantarem preocupações de que isso poderia afetar a estabilidade financeira, corroer o controle sobre a política monetária e ameaçar a privacidade.

A mudança de nome é parte de um movimento para enfatizar uma estrutura mais simples e renovada, disse Stuart Levey, presidente da Diem Association, com sede em Genebra.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O nome original foi vinculado a uma iteração inicial do projeto, que recebeu uma recepção difícil dos reguladores. Mudamos dramaticamente essa proposta”, disse Levey à Reuters.

Diem, que significa “dia” em latim, inicialmente será uma moeda digital lastreada em dólares, adicionou. Levey se recusou a comentar sobre o momento do lançamento, que o Financial Times informou na semana passada que poderia ser já em janeiro, dizendo apenas que só seguiria em frente após a aprovação do regulador do mercado suíço. O Facebook, que mudou o nome de sua unidade de pagamentos Calibra para Novi Financial em maio, continua sendo um dos 27 membros da Diem Association, ex-Libra Association. O chefe de Novi, David Marcus, é um dos cinco membros do conselho de Diem.

“Não estamos de forma alguma tentando cortar todos os laços. Isso (a mudança de nome) significa que a associação está operando de forma autônoma e independente”, disse Levey.

A ideia é diferenciar a diem dos outros pelo foco em aspectos que preocupam reguladores e governos, incluindo controles de sanções e crimes financeiros, disse Levey.

Segundo o projeto, seriam desenvolvidas políticas de combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e cumprimento de sanções, e foram abandonados planos anteriores para permitir que qualquer pessoa participasse de sua rede.

Publicidade