Publicidade

Tempo Real

O que as falas de Chambriard indicam sobre a estratégia da Petrobras (PETR4)?

A avaliação é do BTG Pactual e leva em consideração a primeira coletiva de imprensa da CEO da estatal

O que as falas de Chambriard indicam sobre a estratégia da Petrobras (PETR4)?
Magda Chambriard é a nova CEO da Petrobras (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O BTG Pactual (BPAC11) aponta que a nova presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, indicou em sua primeira coletiva de imprensa, realizada na noite de segunda-feira (27), que dará uma continuidade na estratégia da empresa, com foco na coerência econômica e na manutenção da rentabilidade.

A CEO também reafirmou políticas anteriores, como a atual política de preços de combustíveis, investimentos em refinarias e a continuidade da transição energética, o que foi visto como positivo para o BTG.

  • Nova CEO impõe uma única condição para Petrobras pagar dividendos; veja qual

O BTG reitera que apesar de uma percepção de risco elevada devido à mudança de comando, a capacidade da Petrobras de distribuir dividendos volumosos sustenta uma visão otimista sobre a empresa. “A análise sobre a capacidade de distribuição de dividendos da Petrobras sugere uma perspectiva positiva, apesar dos desafios enfrentados pela empresa em implementar seus investimentos orgânicos nos últimos anos”, afirmou.

Os analistas Pedro Soares, Thiago Duarte e Henrique Pérez ponderam, contudo, que Magda também sinalizou um maior apoio à indústria local, investimentos em fertilizantes e uma aceleração na implantação de capital (capex), que, segundo o BTG, poderiam impactar o retorno sobre o capital investido (ROIC) da empresa no futuro.

Visita ao CENPES

Ainda em relatório, os analistas destacaram que o Investor Tour ao Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) foi outro ponto positivo, “mostrando avanços significativos na otimização de recursos e na precisão das previsões de produção”. Apesar de não prever ajustes imediatos nas estimativas de produção, o BTG acredita que há potencial para surpresas positivas no futuro, dada a precisão dos modelos probabilísticos da empresa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em resumo, o BTG Pactual vê os riscos como precificados e acredita que a assimetria dos dividendos está inclinada para o lado positivo, reiterando sua visão otimista sobre a Petrobras e recomendando a compra para o American Depositary Receipt (ADR) da empresa, com preço-alvo de US$ 19,00 e potencial de valorização de 28% sobre o fechamento de sexta-feira (24). A casa, no entanto, destaca a necessidade de monitorar os novos tópicos mencionados por Magda.