Publicidade

Tempo Real

Porcentual de endividados cai, mas comprometimento da renda preocupa

Dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo

Porcentual de endividados cai, mas comprometimento da renda preocupa
(Foto: Envato Elements)

O porcentual de famílias paulistanas endividadas caiu pelo segundo mês consecutivo, para 68,1% em fevereiro, de 69% em janeiro, mas o comprometimento dos rendimentos familiares com as dívidas segue “bastante preocupante”, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Hoje, um terço (31,9%) de tudo o que as famílias recebem é destinado a dívidas que, em média, se prolongam por oito meses”, afirmou a Federação em nota. “Dados como esses refletem o cenário de cortes nas taxas de juros e a manutenção do emprego e da renda, que fazem com que as pessoas resolvam dívidas, mas também contraiam outras”, acrescentou. Os números apontam que o porcentual de famílias com dívidas no cartão de crédito aumentou de 82,8% para 85,8% de janeiro para fevereiro.

No crédito pessoal, houve avanço de 10,6% para 15,6%; e no financiamento imobiliário, de 11,7% para 14,9%. A fatia de famílias inadimplentes ficou estável em fevereiro ante janeiro, em 21,8%. A expectativa da Federação é que o ciclo de cortes nas taxas de juros contribua para um recuo ainda mais expressivo do número de famílias com contas em atraso nos próximos meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A FecomercioSP divulgou também que em fevereiro o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 0,5%, na avaliação mensal, e 14,1% na comparação anual, atingindo os 114,3 pontos – maior patamar desde abril de 2014. O destaque foi a melhora na intenção de consumir itens duráveis, que alcançou o maior nível desde fevereiro de 2020.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) também subiu, passando de 133,2 para 138,2 pontos entre janeiro e fevereiro (alta de 3,7%). No contraponto anual, o índice teve alta de 7,3%, a 128,8 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
>