Últimas notícias

Fed eleva taxa dos Fed Funds em 75 pontos, entre 1,50% e 1,75% ao ano

Aumento da taxa de juros pelo Fed também decida hoje, para 1,65%, entra em vigor a partir de amanhã

Fachada do Federal Reserve, em Washington Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

Por André Marinho, Gabriel Caldeira, Letícia Simionato e Mateus Fagundes – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) decidiu elevar a taxa dos Fed Funds em 75 pontos-base, para a faixa entre 1,50% e 1,75% ao ano, em comunicado divulgada há pouco.

É a maior elevação desde 1994. A decisão não foi unânime, pois a presidente da distrital de Kansas City, Esther George, votou por 50 pontos-base. Até a semana passada, um aumento dessa magnitude era visto como pouco provável pelo mercado.

Porém, após o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de maio mostrar taxa mensal de 1,0% e anual 8,6%, ambas acima do consenso de analistas, as apostas para uma elevação em 75 pontos-base ganharam fôlego.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contudo, elas se tornaram majoritárias e quase unânimes na noite de anteontem, após repórteres do Wall Street Journal e da CNBC apontarem que dirigentes do Fed poderiam considerar uma elevação em maior intensidade para tentar reancorar as expectativas. O Fed também decidiu elevar a taxa de juros paga sobre saldo de reserva para 1,65%, decisão que entra em vigor a partir de amanhã, e a taxa de desconto e 75 pontos-base, de 1,00% para 1,75%.