A presidente do Federal Reserve (Fed) de São Francisco, Mary Daly, afirmou nesta quarta-feira (16) que espera que a autoridade eleve os juros em pelo menos mais um ponto percentual, e possivelmente mais, antes que possa fazer uma pausa para avaliar como está indo a luta contra a inflação. Em entrevista à CNBC, a dirigente afirmou que sua estimativa mais recente coloca a taxa final do atual ciclo de altas perto de 5%. Ela acrescentou que o intervalo certo é provavelmente de 4,75% a 5,25%, o que parece um ponto “razoável”, em relação ao atual de 3,75% a 4%.
Leia também
“Pausar as altas está fora de questão agora. Isso nem faz parte da discussão”, disse ela. “Neste momento, a discussão é justamente em desacelerar o ritmo e focar nossa atenção realmente em qual é o nível de juros que vai acabar sendo suficientemente restritivo”, afirmou.
Daly disse que vê uma redução na inflação como “notícia positiva”, e está encorajada pela desaceleração geral da economia. De acordo com a dirigente, consumidores estão mudando suas posturas e se adaptando para uma economia de crescimento mais lento, o que é um fator positivo. “Quando aumentamos taxas e mantemos, ao longo do tempo, enquanto mantemos a política monetária, ela se torna mais rígida à medida que a inflação cai, então esse é outro fator que teremos que considerar”, disse ainda.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos