O que este conteúdo fez por você?
- Charles Evans, presidente do Fed, disse que os agentes econômicos devem estar preparados para um período de "juros muito baixos"
(Estadão Conteúdo) – Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Chicago, Charles Evans afirmou hoje que “provavelmente levará anos” até que a meta de inflação média de 2% ao ano da instituição seja atingida.
Leia também
Nesse quadro, ele previu que o Fed continuará com a política monetária acomodatícia e com as compras de ativos “por algum tempo”. Já as taxas de juros devem ficar baixas “por um longo tempo”. A previsão foi feita em evento virtual, o encontro anual da Allied Social Science Associations (ASSA). Evans, que tem direito a voto nas decisões de política monetária em 2021, considerou o pico recente nos casos da covid-19 “um problema sério”, mas também notou que tem havido progressos positivos na frente das vacinas contra o vírus, o que para ele deve controlar a crise de saúde “ao longo deste ano”.
Evans lembrou do ajuste feito no ano passado pelo Fed, para almejar uma inflação média de 2%. Segundo ele, a principal questão agora é que levará “um longo tempo” até a inflação atingir essa meta média de 2% e o BC, para atingir seus objetivos, manterá a política acomodatícia “por um bom tempo”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ele disse que os agentes econômicos devem estar preparados para um período de “juros muito baixos” e de expansão no balanço do Fed, para levar a cabo a tarefa de atingir suas metas.