O diretor do Federal Reserve (Fed, banco central americano) Christopher Waller afirmou que a política monetária precisará continuar apertada por um período considerável – e por mais tempo que os mercados antecipam. Waller falou que os dados do Fed de Atlanta que estimam um crescimento de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) nesse primeiro trimestre significam que a política monetária e as condições de crédito mais apertadas ainda não estão ajudando muito a restringir a demanda agregada.
Leia também
Os indicadores de crescimento e criação de emprego desses três primeiros meses de 2023 foram maiores do que ele projetou em 2022, disse. “Eu acolheria sinais de moderação na demanda, mas, até eles aparecerem e eu ver a inflação se movendo significativamente e persistentemente em direção à meta de 2%, acredito que ainda há trabalho a fazer”, declarou em discurso sobre estabilização financeira e macroeconômica na Graybar National Training Conference, no Texas, EUA.
Waller disse, no entanto, que está preparado para ajustar seu posicionamento de acordo com os dados econômicos a serem divulgados até a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, pela sigla em inglês) do Fed.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos