

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) busca financiar a graduação de estudantes em cursos presenciais não gratuitos, com avaliação positiva no Ministério da Educação (MEC). Para participar, o aluno precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média de pelo menos 450 pontos nas provas. A convocação da lista de espera abre nesta terça-feira (25) e se estende até o dia 9 de abril.
O programa pode financiar até 100% do valor das mensalidades, dependendo da renda familiar do estudante. Além disso, tem taxas de juros reais zero, com parcelas que se ajustam à capacidade de pagamento.
Em 2025, o MEC ofertará mais de 112 mil novas vagas: 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo.
Quem pode utilizar o FIES?
O FIES é destinado a estudantes que ainda não concluíram o ensino superior e não tenham sido beneficiados por outro financiamento estudantil. Alunos inadimplentes com o FIES ou com o Programa de Crédito Educativo não podem obter novo financiamento.
Quais os requisitos para participar?
Para participar, o beneficiário precisa ter realizado o Enem a partir da edição de 2010, obtendo uma média aritmética das notas das provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também precisa ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos para poder acessar o financiamento com juros zero.
Depois, ele passará por um processo seletivo, conduzido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O estudante também deve estar matriculado em um curso de graduação presencial que tenha avaliação positiva no MEC e seja oferecido por uma instituição de ensino participante do programa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além dessas exigências, o candidato não pode ter concluído um curso superior anteriormente, nem ter sido beneficiado pelo FIES ou pelo Programa de Crédito Educativo antes. Também é vedada a participação de estudantes que estejam inadimplentes com contratos anteriores do FIES.
O que é o Novo FIES?
O Novo FIES, implementado a partir do primeiro semestre de 2018, trouxe mudanças no financiamento estudantil, dividindo-se em três modalidades que variam conforme a renda familiar dos candidatos.
A Modalidade 1, financiada com recursos da União, oferece vagas com juro zero para estudantes cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse modelo, o pagamento das prestações é feito de acordo com a capacidade financeira do estudante, reduzindo significativamente os encargos a serem pagos.
A Modalidade 2 é voltada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, utilizando recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Para se enquadrar nessa modalidade, a renda familiar per capita do candidato deve ser de até 5 salários mínimos.
A Modalidade 3 tem abrangência nacional, sendo financiada com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Assim como a Modalidade 2, atende estudantes com renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimos.
Quais as datas do FIES 2025?
Os candidatos pré-selecionados tiveram entre 19 e 21 de fevereiro para complementar suas inscrições no portal oficial. Aqueles que não foram aprovados na chamada única entram automaticamente na lista de espera, cuja convocação ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Após a complementação da inscrição no FIES, os estudantes devem comprovar presencial ou digitalmente as informações declaradas no momento da candidatura. Essa etapa deve ser realizada em até 5 dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde foram pré-selecionados.
Publicidade