Últimas notícias

Fim do DOC decretado: por que modalidade de transferência vai acabar

A decisão vem em meio a um crescente uso do Pix, que oferece a transferência instantânea

Fim do DOC decretado: por que modalidade de transferência vai acabar
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou nesta quinta-feira (04) que a transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de ser ofertada por bancos para pessoas físicas e jurídicas. A decisão vem em meio a um crescente uso do Pix no Brasil, que acabou substituindo outras formas de pagamento.

Segundo a Febraban, os clientes poderão realizar transferências via DOC até às 22h do dia 15 de janeiro de 2024. Até essa data, os usuários também terão a possibilidade de agendar o envio dos recursos para, no máximo, 29 de fevereiro de 2024, quando ocorrerá o fechamento do sistema nos bancos.

Além do DOC, também serão extintas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) que forem realizadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Um levantamento feito pela Febraban, com dados do Banco Central, indicou que as transações via DOC atingiram uma pequena porcentagem em 2022, perdendo inclusive para os cheques bancários. No ano, 59 milhões de operações (3,7% do total) foram realizadas por DOC.

A escolha preferida dos brasileiros foi o Pix, com 24 bilhões de transações, seguido por cartão de crédito (18,2 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), boleto (4 bilhões), TED (1,01 bilhão) e cheques (202,8 milhões).

“Com o surgimento do Pix e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”, destacou Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC tem um limite máximo de valor para transferência, que corresponde a R$ 4.999,99. Além disso, ele opera em velocidade mais lenta, com o valor caindo na conta no dia útil seguinte à operação ou em até 2 dias úteis em caso de finais de semana, feriados ou se a transferência for realizada após às 22h.