A Fitch Ratings revisou nesta quarta-feira (20) a perspectiva dos ratings corporativos da Hapvida (HAPV3) de estável para negativa, mas afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo em ‘AAA(bra)’.
Leia também
“A revisão da perspectiva para negativa reflete uma recuperação mais lenta que a prevista das margens operacionais da Hapvida nos últimos dois anos, pressionada pela combinação de um ambiente operacional mais desafiador após a pandemia e com o processo de integração dos ativos da Notre Dame Intermédica”, disse a agência de classificação de risco.
Segundo a Fitch, a companhia tem o desafio de fortalecer sua geração de caixa operacional e suas margens nos próximos trimestres, além de reduzir sua alavancagem financeira para menos de 2,5 vezes até o final de 2024, “não existindo espaço para novas frustrações”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A agência diz ainda que o rating reflete o posicionamento de mercado da Hapvida, com robusta escala de negócios e elevado grau de verticalização de operações, que lhe garante importantes vantagens competitivas perante as demais seguradoras e operadoras de saúde.
O rating também incorpora uma dinâmica do setor de saúde menos resiliente que a inicialmente esperada, ainda que a longo prazo os fundamentos da demanda permaneçam sólidos, segundo a Fitch.
Contudo, “a liquidez e a flexibilidade financeira da Hapvida são fortes e atuam como importantes fatores de suporte do rating”, diz a agência.