A Fitch atribuiu o rating ‘BB’ à emissão de notas seniores não garantidas da Petrobras (PETR4), com vencimento em 2035. A classificação e a perspectiva da estatal estão vinculadas às classificações soberanas do Brasil (‘BB’, estável), devido à importância estratégica da empresa para o País e ao forte controle e propriedade do governo, segundo a agência.
Leia também
“A participação dominante da Petrobras no fornecimento de combustíveis líquidos no Brasil, juntamente com sua grande pegada de produção de hidrocarbonetos no País, expõe a empresa a intervenções governamentais por meio de políticas de preços e estratégias de investimento”, afirmou a Fitch.
A agência também definiu o perfil de crédito isolado (SCP) como forte, refletindo a escala operacional da empresa, reservas comprovadas e o perfil de alavancagem, “todos comparáveis às empresas internacionais de petróleo com classificação de grau de investimento”, disse o relatório. A Fitch prevê que a produção da Petrobras atinja 3,0 mm boed (barris de petróleo por dia) até 2026, em comparação com 2,7 mmboed em 2023.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por outro lado, a Fitch disse esperar que a interferência política na Petrobras seja significativa durante a administração do presidente Lula. “Aumentos materiais no plano estratégico de capex em cinco anos serão difíceis de financiar na ausência de uma emissão simultânea de nova dívida ou uma redução material na política de dividendos.”