A Fitch Ratings rebaixou os Ratings Nacionais de Longo Prazo da Vamos (VAMO3) e das suas emissões de debêntures quirografárias para ‘AA+’, de ‘AAA’. A perspectiva do rating corporativo também foi revisada para negativa (de estável).
Leia também
A Fitch equaliza o rating da Vamos aos de sua controladora, a Simpar, refletindo os incentivos legais médios e os elevados incentivos operacionais e estratégicos que a holding tem para lhe prestar suporte, se necessário.
Segundo a Fitch, a perspectiva negativa reflete a alavancagem financeira consolidada da Simpar, consistentemente acima do esperado e não condizente com os ratings atuais. A alavancagem mais alta por mais tempo, como resultado de maiores investimentos e menor retorno sobre o capital investido, também prejudicou a capacidade do grupo de converter Ebitda em fluxo de caixa, acrescenta a casa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O rebaixamento do Rating em Escala Nacional reflete a deterioração do perfil de crédito da Simpar dentro da categoria de rating ‘BB’. Já os Ratings de Inadimplência do Emissor (IDR) ‘BB’ da companhia se apoiam em sua significativa escala, robusto perfil de negócios e forte posição competitiva dentro da indústria brasileira de aluguel e logística. Para a Fitch, o grupo Simpar continua se beneficiando de um portfólio de serviços diversificado e contratos de longo prazo para parte significativa de suas receitas, que garantem maior previsibilidade de geração de caixa.
A casa acrescenta que, em base individual, a Vamos apresenta sólida posição de negócios no mercado brasileiro de locação de frotas de veículos pesados, máquinas e equipamentos, com relevante escala e consistente desempenho operacional. “A expectativa de fluxo de caixa livre (FCF) negativo deve manter a alavancagem financeira moderada a alta, apesar do aumento de capital ocorrido em 2023 e do esperado crescimento dos negócios”, finaliza a Fitch em nota.