Após o comunicado mais duro do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, os economistas do mercado financeiro elevaram a projeção para taxa Selic no fim de 2022 no Relatório de Mercado Focus. A mediana passou de 11,25% para 11,50%. Há um mês, era de 11,00%.
Leia também
Considerando apenas as 48 respostas nos últimos cinco dias úteis, a expectativa para a Selic no fim de 2022 também subiu de 11,25% para 11,50%.
Após subir a Selic em 1,50 ponto porcentual, de 7,75% para 9,25% ao ano, o Copom indicou, no comunicado da semana passada, mais um aumento da mesma magnitude em fevereiro, o que levaria a taxa a 10,75%. O comitê ainda deixou a porta aberta para uma aceleração, ao afirmar que “os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O colegiado também indicou que irá perseverar na estratégia de aperto monetário “até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, preocupado com o aumento das projeções de inflação e o risco de descolamento da inflação em prazos mais longos.
No Boletim Focus, o cenário para a taxa básica de juros da economia foi mantida para os anos seguintes. A estimativa do Focus para a taxa Selic no fim de 2023 continuou em 8,00%, ante 7,75% há quatro semanas. Para 2024, ficou em 7,00%, ante a mesma taxa de um mês atrás.