(Eduardo Laguna, Estadão Conteúdo) – O estrategista-chefe de mercado do Franklin Templeton Investment Institute, Stephen Dover, disse nesta manhã que os produtores de gás têm hoje uma “oportunidade única”, com a Europa em busca de um substituto ao fornecimento do produto pela Rússia na esteira da guerra na Ucrânia.
Leia também
Segundo o representante da Franklin Templeton, que tem cerca de US$ 1,5 trilhão sob gestão ao redor do mundo, o maior desejo dos países de reduzir a dependência de poucas fontes de energia é uma das principais mudanças do cenário global, sendo que a “terrível” situação de estagflação é puxada pela crise energética na Europa.
Ao participar remotamente de um painel no congresso Aço Brasil 2022, evento que reúne empresários e executivos do setor siderúrgico na capital paulista, Dover disse também que, enquanto o Brasil é um país “abençoado” em recursos naturais, a dependência de alimentos, em conjunto com a escassez de água potável, pode aprofundar a insegurança alimentar no mundo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao citar os desafios de longo prazo, Dover apontou que a geopolítica se tornou mais importante na agenda de negócios. Além disso, observou que os países que lideraram o crescimento econômico na última década estão envelhecendo, incluindo o Brasil, e também terão que reformar seus sistemas tributários.