Os contratos DAP (futuro de Cupom de IPCA – derivativo usado para precificação do IPCA) negociados na B3 bateram a marca de 1 milhão de contratos em aberto nesta quarta-feira, equivalente a aproximadamente R$ 127 bilhões em valor nocional. Segundo a B3, os números representam um aumento de 58% em relação a 2020.
Leia também
“Em 2021, o DAP registrou uma média de 21 mil contratos negociados por dia, equivalente a aproximadamente R$ 3 bilhões em volume financeiro”, afirma a instituição, em comunicado, que traz ainda que mais de 120 instituições operaram mensalmente este ativo. A B3 atribuiu o desempenho à busca do mercado por um instrumento complementar aos títulos públicos e privados atrelados a juros real, mesmo num ano marcado pela alta volatilidade da taxa de juros.
O DAP negocia a taxa de juro real, resultado da diferença entre a taxa dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) e o IPCA, equivalente ao cálculo do cupom negociado de uma NTN-B. A dinâmica do produto – mesmo sendo um contrato futuro – é bem semelhante à de um swap. Ao comprar uma posição no DAP, o investidor passa a ficar ativo no DI acumulado entre a data da compra e o vencimento do contrato e passivo em IPCA mais um cupom fixo, que é a taxa negociada no contrato.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com o intuito de atrair novos clientes para o DAP, a B3 publicou recentemente o Programa de Incentivo para Fundos de Pensão. “Acreditamos que as fundações são um segmento de investidor com alto potencial de uso do produto, já que possuem passivos atrelados a juros real”, afirma Felipe Gonçalves, gerente de Produtos da B3.