A Gol (GOLL4) anunciou na tarde desta quinta-feira (25) que entrou com pedido de Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. O processo, equivalente a uma recuperação judicial no Brasil, é utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente.
Leia também
Em fato relevante, a companhia destacou que inicia a operação com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade debtor in possession (“DIP”) por membros do Grupo Ad Hoc de bondholders da Abra, sua controladora, e outros bondholders da Abra.
A empresa destacou ainda que buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro Dia com o Tribunal dos Estados Unidos, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, segundo a companhia, fornecerá liquidez substancial para apoiar seu funcionamento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda em fato relevante, a empresa destacou que, durante o processo de reestruturação financeira, os voos de passageiros da Gol (GOLL4), os voos de carga da GOLLOG e o programa de fidelidade Smiles, entre outras operações da companhia, continuarão operando normalmente.
“Fizemos progressos notáveis até agora e acreditamos que este processo permitirá endereçar os desafios gerados pela pandemia, ao mesmo tempo em que mantemos o elevado padrão dos serviços que oferecemos aos clientes”, enfatizou Celso Ferrer, CEO da empresa.
De acordo com a companhia, esse processo será usado para reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo. A Gol (GOLL4) espera sair desse processo com um investimento significativo de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento DIP.
Após publicar o fato relevante com as informações, as ações da companhia aérea na Bolsa brasileira tiveram suas negociações interrompidas.
Publicidade