Gol desiste de fusão com a Azul (Foto: Adobe Stock)
O mercado brasileiro de ações reage, nesta sexta-feira (26), à notícia de que a Gol (GOLL54)encerrou discussões sobre fusão com a Azul (AZUL4), em comunicado do Grupo Abra, controlador da Gol. Em reflexo, as ações AZUL4 abriram em forte alta, entrando em leilão por oscilação máxima permitida.
Após sair do leilão, por volta das 12h15 (de Brasília), a aérea disparava 20%. No mesmo horário, o papel GOLL54 se valorizava 7,08%. Já o Ibovespa subia levemente 0,05%, aos 145.385 pontos.
A decisão, que abrange também o encerramento do acordo de codeshare (compartilhamento de voos), é explicada pelo avanço insuficiente das negociações, além das alterações no cenário desde a assinatura do memorando de entendimento (MoU), em janeiro deste ano.
Em comunicado divulgado pela Gol, o Grupo Abra afirma que, desde então, permaneceu disponível para continuar as discussões visando uma eventual combinação de negócios, inclusive após o início da recuperação judicial da Azul, em maio.
“No entanto, as partes não tiveram discussões significativas ou progrediram em uma possível operação de combinação de negócios por vários meses como resultado do foco da Azul em seu processo de Chapter 11“, afirma o grupo controlador da Gol.
O grupo finaliza afirmando que continua acreditando no “mérito de uma combinação de negócios” entre a Azul e a Gol. Sendo assim, “está disponível para engajar com os stakeholders (todas as pessoas, grupos, organizações ou entidades que têm um interesse em um negócio ou projeto e podem ser afetados por ele ou influenciar suas ações e resultados) aplicáveis”.