A Gol (GOLL4) divulgou há pouco expectativas preliminares para o quarto trimestre do ano passado, cujos resultados devem ser divulgados no começo de março. A empresa prevê que o prejuízo por ação (LPA) e por Ação Depositária Americana (LPADS) será de cerca de R$ 2,3 e US$ 1,2, respectivamente. A margem Ebitda no trimestre foi estimada em aproximadamente 20%. A receita unitária de passageiros (PRASK) esperada para o quarto trimestre deve ser aproximadamente 20% maior que o mesmo período de 2021, impulsionada pela recuperação contínua na demanda de viagens de lazer combinada com um aumento em viagens internacionais.
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Segundo comunicado da companhia ao mercado, a receita Smiles foi maior em 64% em comparação ao mesmo período de 2019 com um crescimento na base de clientes de 21% na mesma base de comparação. Já a receita unitária total (RASK) deverá apresentar crescimento de 23% ano sobre ano.
O custo unitário ex-combustível (CASK Ex-Fuel) deverá se reduzir aproximadamente 12% entre os trimestres, principalmente devido ao aumento de oferta (ASKs) e incremento de produtividade (utilização de aeronaves e eficiência operacional). Os custos unitários com combustível (CASK combustível), segundo a companhia, deverão apresentar aumento de 42% sobre o quarto trimestre de 2021, impactado pela alta do preço médio do querosene de aviação (QAV) de aproximadamente 45%, parcialmente compensada por uma redução de aproximadamente 2% no consumo de combustível por hora operada devido a maior parcela da frota composta pelas aeronaves 737-MAX.
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A Gol informou ainda que a alavancagem financeira, representada pelo indicador Dívida Líquida/Ebitda, foi de aproximadamente 10x ao final de dezembro. A liquidez total no final do trimestre está estimada em R$ 3,6 bilhões. A expectativa para a demanda (RPK) é de um aumento de 27% e para a capacidade (ASK), um crescimento de 31%. A capacidade de assentos deve subir 28%.