Os servidores do Banco Central farão nesta quinta-feira (11) uma greve de 24 horas, de acordo com informações do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). A associação também prevê um possível “apagão” nos serviços do BC.
Leia também
“Antecipa-se que essa ação pode resultar em interrupções operacionais, um verdadeiro ‘apagão’, em todos os serviços do Banco Central do Brasil. Isso impactará negativamente o atendimento ao mercado e ao público, incluindo cancelamento de reuniões, manutenção em sistemas e atraso na divulgação de informações”, afirmou Sinal.
No entanto, a paralisação não afetará transações como o Pix. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) “O Banco Central, responsável pelo sistema operacional do Pix, comunicou à Febraban que os sistemas de pagamento funcionarão normalmente e aqueles relacionados ao Pix não serão impactados”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A estimativa de dirigentes do Sinal é de que mais de 70% dos servidores irão aderir à paralisação. “A decisão de realizar a greve decorre da insatisfação dos servidores em relação ao tratamento dispensado às suas demandas, em meio a concessões assimétricas oferecidas a outras categorias típicas de Estado”, disse a entidade.
“Os servidores assumindo essas funções comprometem-se a entregá-las caso as negociações com o governo não avancem, com a entrega efetiva prevista para a primeira quinzena de fevereiro”, afirmou.
As operações compromissadas e a rolagem de swap cambial estão mantidas, conforme comunicados publicados na noite de quarta-feira, informou o Broadcast.