Últimas notícias

Guedes diz que o caminho da Petrobras será o mesmo feito na Eletrobras

O ministro da Economia ainda voltou a citar os esforços fiscais realizados desde o início do governo

Guedes diz que o caminho da Petrobras será o mesmo feito na Eletrobras
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que "o caminho da Petrobras" será o mesmo feito na Eletrobras. Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Por Thaís Barcellos e Célia Froufe – O ministro da Economia, Paulo Guedes, citou há pouco que “o caminho da Petrobras” será o mesmo feito na Eletrobras, que passou por um processo de capitalização que terminou com o controle estatal sobre a companhia.

“Não conseguimos apoio para fazer desestatização muito rápida. Focalizando as empresas. Primeiro, a Eletrobras era monopólio verticalizado, vendeu a cadeia de distribuição, depois as cadeias de transmissão. E agora finalmente privatizamos a empresa“, disse. “A Petrobras é a mesma coisa. Vendeu a cadeia de distribuição. No final, está limitada ao core business, que é a exploração de petróleo. Aí nós podemos também privatizar e aumentar a competição”, completou.

Para Guedes, o único resultado de monopólio verticalizado é desinvestimento. “Estamos subinvestindo em energia elétrica e petróleo há décadas. Brasil cresce menos e a distribuição não é justa.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O ministro da Economia ainda voltou a citar os esforços fiscais realizados desde o início do governo, com combate ao excesso de gastos, como a reforma da previdência. “Não dá tempo de gerar um pequeno superávit e esperar 5 a 10 anos para reduzir a dívida. Você tem que desinvestir.”

Guedes palestra sobre a economia brasileira no Fórum de Investimentos Brasil 2022, promovido pela Apex Brasil.