Últimas notícias

Guindos: inflação elevada permanecerá conosco por algum tempo

Guindos também destacou que as projeções preveem crescimento acima de 2%

Guindos: inflação elevada permanecerá conosco por algum tempo
Luis de Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu 12/9/2020 Odd Andersen/Pool via REUTERS

Por Letícia Simionato – O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou hoje que a inflação elevada ainda permanecerá por algum tempo, caindo para um pouco acima da meta apenas ao final do horizonte de projeção.

Segundo o banqueiro, nos últimos meses, as pressões inflacionárias se ampliaram e se intensificarem em muitos bens e serviços. “Esperamos que a moderação dos custos de energia, o alívio das interrupções no fornecimento relacionadas à pandemia e a normalização da política monetária levem a inflação a retornar à meta de 2% no médio prazo. Porém, os riscos em torno da inflação estão altos”, analisou, em discurso no Frankfurt Euro Finance Summit.

Guindos também destacou que as projeções preveem crescimento acima de 2% ao longo do horizonte de projeção. No entanto, a guerra e o risco de mais rupturas no fornecimento de energia à zona do euro continuam a ser um risco negativo significativo para o crescimento. “O cenário das nossas projeções de junho reflete este risco e implica uma contração da atividade em 2023, após um crescimento mais fraco, mas ainda positivo em 2022”, prevê.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos