Últimas notícias

UE anuncia acordo provisório por regulamentação de criptoativos

Em comunicado, o bloco afirma que isso protegerá investidores e também a estabilidade financeira

UE anuncia acordo provisório por regulamentação de criptoativos
Representações físicas de diferentes criptomoedas 24/01/2022 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Por Gabriel Bueno da Costa – A União Europeia informa em comunicado hoje que o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório em relação a uma proposta que cobre emissores de criptoativos não lastreados e também as chamadas stablecoins, bem como as plataformas de negociação e as carteiras nas quais os criptoativos são mantidos.

Em comunicado, o bloco afirma que isso protegerá investidores e também a estabilidade financeira, enquanto permite inovações e fomenta a atratividade do setor. “Isso dará mais clareza na União Europeia, já que alguns Estados membros possuem legislação nacional sobre criptoativos, mas até agora não havia um marco regulatório no nível da UE“, diz o texto.

A regulação incluirá diretrizes como que exista um registro público de provedoras de serviços de criptoativos em descumprimento das regras, bem como exigência para implementação de medidas de empresas que forem consideradas de alto risco para lavagem de dinheiro, entre outros pontos. Haverá ainda uma regulação forte sobre as chamadas “stablecoins”, atreladas a algum ativo, para “proteger os consumidores”, diz a nota do bloco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos