• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Histórico do PIB indica que piso para crescimento em 2022 é de 0,83%

A avaliação considerou a projeção para o PIB no primeiro trimestre deste ano em três cenários distintos

Por Reuters

24/03/2022 | 15:50 Atualização: 24/03/2022 | 15:46

Foto: Envato.
Foto: Envato.

Análise de dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos anos sinaliza que o piso para o crescimento da atividade no Brasil em 2022 é de 0,83%, patamar mais alto que as projeções do mercado, aponta levantamento da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que estima um teto de 1,70% no cenário mais otimista.

Leia mais:
  • Pix versus cartão de crédito: qual a melhor opção para parcelar?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A avaliação considerou a projeção para o PIB no primeiro trimestre deste ano em três cenários distintos, além das médias históricas para os três últimos trimestres.

“Usando as projeções de mercado para o primeiro trimestre e voltando para a média histórica recente, o crescimento para este ano parece estar limitado, no pior cenário, em torno de 0,8%”, disse à Reuters o subsecretário de Política Macroeconômica do Ministério da Economia, Fausto Vieira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A última pesquisa Focus, que capta expectativas do mercado para indicadores econômicos, estimou a alta do PIB de 2022 em 0,5%. A estimativa oficial do governo é de 1,5%. O Banco Central, por sua vez, manteve sua estimativa de alta de 1% do PIB neste ano.

Vieira explicou que a conta partiu das estimativas para o PIB do primeiro trimestre em três cenários. O primeiro considera a mediana prevista pelo mercado na pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central esta semana, que aponta para uma alta de 0,2% do PIB nos três primeiros meses do ano. O segundo, com mediana de 0,4%, foi captado em consulta a 26 bancos e casas de investimentos. O terceiro considera o crescimento médio do primeiro trimestre após 2016, de 0,5%.

Em seguida, foi feita uma análise da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estimar o movimento dos três trimestres seguintes.

Em cenário conservador que considera anos sem recessão no país, o Brasil tem um crescimento que varia entre 0,3% e 0,6% para os três trimestres finais do ano.

Publicidade

Considerando essas premissas, a SPE projetou os crescimentos mínimos e máximos em cada cenário.

A conclusão é que o crescimento do PIB de 2022, no cenário que parte das projeções do Focus, fica entre 0,83% e 1,24%. Na hipótese que usa os dados das instituições de maior porte, o resultado fica entre 1,12% e 1,52%. O terceiro cenário, que usa a média desde 2016, se traduz em uma alta entre 1,24% e 1,70% no ano.

Em todos os cenários, portanto, o piso do crescimento fica acima do patamar projetado atualmente pelos agentes de mercado. A estimativa oficial do governo, por sua vez, fica dentro da margem nos dois cenários mais otimistas.

O subsecretário explicou que esse é um exercício hipotético usando dados históricos e que a metodologia usada pela SPE para fazer projeções é diferente.

Publicidade

Segundo ele, parte da explicação para a estimativa oficial ser mais alta é que o governo espera uma elevação de 0,5% no PIB do primeiro trimestre. Além disso, a equipe econômica aposta na retomada do emprego e dos investimentos privados como impulsionadores da atividade.

Nos últimos meses, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vem criticando analistas que, segundo ele, erram projeções para a atividade do país e para resultados fiscais. Vieira ponderou que o objetivo do levantamento não é sugerir uma divergência entre governo e mercado.

Análise feita anteriormente pela SPE, porém, mostra que projeções feitas pelo mercado em meses de março estimando o PIB no encerramento do ano corrente ficam próximas ao dado concretizado em apenas 14% dos casos, com os erros se dando tanto para mais como para menos.

Questionado sobre o alto nível de incerteza no atual cenário de conflito na Ucrânia, Vieira disse que há possibilidade de o PIB variar mais do que os cenários do levantamento, mas afirmou que prognósticos indicam efeito relativamente baixo da guerra no PIB brasileiro.

Publicidade

“Nossos modelos de equilíbrio geral mostram que o impacto é marginalmente negativo por causa das restrições em condições financeiras e no crescimento global, mas há impacto positivo em termos de troca”, disse.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Economia
  • mercado
  • Produto Interno Bruto (PIB)
Cotações
17/02/2026 16h44 (delay 15min)
Câmbio
17/02/2026 16h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Do samba ao pregão: 5 filmes e 1 série sobre mercado financeiro para maratonar no feriado prolongado

  • 2

    Queremos cobrar menos por assinatura e aproximar o investidor, diz CEO da Empiricus

  • 3

    Investidor do Shark Tank que usa IA para tudo diz que a inteligência artificial pode criar o 1º trilionário antes de Elon Musk

  • 4

    Folia sem ficar no vermelho: especialistas ajudam a gastar menos e se planejar para a vida pós carnaval

  • 5

    Do glitter ao hotel: ficou mais caro curtir o carnaval este ano?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Logo E-Investidor
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Logo E-Investidor
Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Imagem principal sobre o Bolsa Família: o que é o Benefício Primeira Infância (BPI)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: o que é o Benefício Primeira Infância (BPI)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: o que é o Benefício Extraordinário de Transição (BET)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: o que é o Benefício Extraordinário de Transição (BET)?
Últimas: Tempo Real
Dow Jones hoje cai com Bolsas de NY em meio a negociações entre Irã e EUA
Tempo Real
Dow Jones hoje cai com Bolsas de NY em meio a negociações entre Irã e EUA

Na volta de feriado dos EUA, o mercado também acompanha o índice de atividade industrial Empire State

17/02/2026 | 12h29 | Por Beatriz Rocha
Bolsa de Tóquio fecha em baixa em dia de liquidez enfraquecida com feriados na Ásia
Tempo Real
Bolsa de Tóquio fecha em baixa em dia de liquidez enfraquecida com feriados na Ásia

Com liquidez reduzida por feriados na Ásia, ações de tecnologia e indústria lideram as perdas em Tóquio após PIB abaixo do esperado; na contramão, bolsa australiana avança 0,24%

17/02/2026 | 06h25 | Por Redação E-Investidor
Agenda de terça (17): emprego no Reino Unido, ZEW na Europa e atividade nos EUA ficam no radar
Tempo Real
Agenda de terça (17): emprego no Reino Unido, ZEW na Europa e atividade nos EUA ficam no radar

Mercado acompanha dados de trabalho britânicos, confiança de investidores na Alemanha e indicadores de atividade industrial e imobiliária nos Estados Unidos

17/02/2026 | 04h30 | Por Isabela Ortiz
Petróleo fecha em alta, com cautela às vésperas de diálogo entre EUA e Irã
Tempo Real
Petróleo fecha em alta, com cautela às vésperas de diálogo entre EUA e Irã

Investidores discutem a possibilidade de a Opep+ retomar a política de aumento da oferta a partir de abril e monitoram negociações sobre acordo nuclear

16/02/2026 | 18h30 | Por Arícia Martins

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador