• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Huawei tem queda recorde de receita no 1º semestre

Por E-Investidor

06/08/2021 | 14:06 Atualização: 06/08/2021 | 14:06

(Reuters) – O grupo chinês de equipamentos para telecomunicações Huawei divulgou nesta sexta-feira a maior queda de receita num primeiro semestre da história da companhia, impactada por sanções dos Estados Unidos.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A empresa apurou faturamento de 320,4 bilhões de iuans (49,56 bilhões de dólares), afirmou o grupo.

A maior queda ocorreu na área de dispositivos para consumidores, que inclui celulares, com a receita recuando 47%, para 135,7 bilhões de iuans.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A empresa, porém, conseguiu um aumento de 0,6 ponto percentual na margem de lucro líquido, para 9,8%, principalmente por causa de melhorias de eficiência, afirmou um porta-voz.

Em 2019, o governo Donald Trump pôs a Huawei numa lista negra comercial, impedindo-a de acessar tecnologia com origem nos Estados Unidos. Isso afetou a capacidade da empresa de projetar seus próprios chips e comprar componentes de fornecedores internacionais.

As sanções de Trump impactaram a divisão de celulares da Huawei a ponto de deixá-la fora lista dos 5 maiores fabricantes na China pela primeira vez em mais de 7 anos, segundo a consultoria Canalys. A divisão de produtos para consumidores foi responsável por mais da metade da receita da companhia em 2019.

A receita da Huawei na divisão de equipamentos para redes de telefonia caiu 14% no primeiro semestre, algo que um porta-voz da empresa afirmou que deve-se em parte a uma desaceleração na implementação da tecnologia 5G na China.

Publicidade

A Huawei está tentando migrar para software e negócios que não estejam sob risco de sanções dos EUA, segundo um documento interno escrito pelo fundador e presidente-executivo, Ren Zhengfei, e visto pela Reuters em maio.

“Nosso objetivo é sobreviver e conseguir isso com sustentabilidade”, disse Eric Xu, presidente do conselho de administração da Huawei, no balanço da companhia. “Definimos nossos objetivos estratégicos para os próximos cinco anos.”

A companhia começou a distribuir seu sistema operacional Harmony em junho, o que significa que ela não é mais totalmente dependente da plataforma Android, do Google, que foi impedido pelas sanções dos EUA de fornecer suporte técnico para novos modelos de celulares da Huawei.

A empresa afirmou ver forte expansão em serviços de computação em nuvem, mais do que dobrando o tamanho da área no primeiro trimestre para uma participação de mercado de 20%, segundo a Canalys.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Huawei
Cotações
20/04/2026 2h14 (delay 15min)
Câmbio
20/04/2026 2h14 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Acumular grandes quantidades de dinheiro garante a grandeza? Veja o que diz Warren Buffett

  • 2

    Cenário é positivo para dividendos da Petrobras, apesar do vaivém do petróleo

  • 3

    Domicílio fiscal: os 7 países mais vantajosos — e o que cada um tributa

  • 4

    Pagar menos Imposto de Renda ou buscar mais retorno: o que realmente aumenta a rentabilidade da carteira?

  • 5

    Por que a Petrobras (PETR4) impulsiona e trava o Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Imagem principal sobre o 4 gratuidades e descontos que idosos com mais de 60 anos têm direito
Logo E-Investidor
4 gratuidades e descontos que idosos com mais de 60 anos têm direito
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para pais autorizarem filhos a movimentar a conta pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para pais autorizarem filhos a movimentar a conta pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor em 2026
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Últimas: Tempo Real
Petróleo dispara com escalada de tensão entre Irã e EUA
Tempo Real
Petróleo dispara com escalada de tensão entre Irã e EUA

Depois de cair abaixo de US$ 90 com a abertura pelo irã do Estreito de Ormuz, o petróleo abriu em alta de mais de 7% com ataque a cargueiro iraniano e ameaça de retaliação

19/04/2026 | 21h16 | Por E-Investidor
Semana sem dividendos na B3: veja o que esperar e onde ficar de olho
Tempo Real
Semana sem dividendos na B3: veja o que esperar e onde ficar de olho

Feriado de Tiradentes esvazia agenda de proventos, mas investidores devem acompanhar anúncios e datas-com

19/04/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Agenda econômica da semana: inflação, PMIs e bancos centrais devem movimentar mercados
Tempo Real
Agenda econômica da semana: inflação, PMIs e bancos centrais devem movimentar mercados

Indicadores de inflação, atividade global e falas de dirigentes do BCE e Fed entram no radar e podem mexer com juros e ativos

19/04/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Petrobras (PETR4) não pode se privar de seguir preços de mercado, diz eleito para o Conselho de Administração
Tempo Real
Petrobras (PETR4) não pode se privar de seguir preços de mercado, diz eleito para o Conselho de Administração

Advogado Marcelo Gasparino deve se juntar ao time do órgão que defende o reajuste dos combustíveis de acordo com a volatilidade do mercado internacional

19/04/2026 | 14h07 | Por Denise Luna

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador