O Hurb não quis comentar sobre a determinação de abertura de processo administrativo, no âmbito do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), para averiguar preliminarmente irregularidades e condutas infrativas da empresa. Em nota enviada ao Broadcast, o Hurb diz que “tudo será esclarecido perante o Ministério da Justiça” e que “por questões legais, não comenta processos e/ou ações em andamento”.
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Conforme o Broadcast noticiou nesta sexta, a Secretaria Nacional do Consumidor determinou a abertura do processo administrativo e vê evidências de que o Hurb “desencadeou um agressivo processo de capitalização ao longo do período da pandemia de COVID/2019, oferecendo um serviço para ser fruído em momento futuro, sem se preocupar em reunir condições efetivas ou lastro financeiro para cumprimento das suas obrigações contratuais correspondentes”.
Além do processo administrativo, a Secretaria determinou medida cautelar para que o Hurb apresente, em 48 horas, a partir da notificação da decisão, esclarecimentos sobre a sua situação econômica e financeira e sobre a previsão de recursos para execução contratual de novos pacotes de viagens ofertados. O descumprimento da medida cautelar, segundo o despacho, implicará em multa diária de R$ 50 mil, além da possibilidade de determinação cautelar de suspensão de comercialização do produto ou serviço.
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“O Hurb, empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos, sempre prezou pela transparência com os seus viajantes e, como é de conhecimento de todos, coloca o cliente em primeiro lugar. Somos uma empresa feita de pessoas para pessoas. Somos a única companhia do setor que se responsabiliza integralmente pela jornada dos nossos clientes: desde a procura por um destino até a realização da viagem e o retorno para casa”, afirma a empresa em nota enviada à reportagem.