O Procon-SP divulgou nesta terça-feira (25) um comunicado sobre as constantes reclamações que vêm recebendo contra a Hurb, antigo Hotel Urbano. O caso ganhou ainda mais destaque após o ex-CEO da empresa, João Ricardo Mendes, renunciar ao cargo na segunda-feira (24), reconhecendo a culpa pelos problemas recentes. Veja aqui a carta de despedida do executivo.
Leia também
Por meio das redes sociais, a agência de viagens vem sofrendo inúmeras críticas de clientes que dizem não conseguir viajar após terem comprado pacotes da companhia. Nesta reportagem, é possível conferir as histórias de algumas vítimas da empresa, que chega a acumular 149 mil manifestações no site Reclame Aqui.
Em seu comunicado, o Procon-SP reforçou que segue analisando as reclamações registradas no órgão, para compreender adequadamente a situação de cada uma e encaminhar uma solução. As respostas, no entanto, podem chegar em prazos diferentes a depender do caso e do dia em que a denúncia foi realizada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Como os registros das situações têm sido diários, os procedimentos encontram-se em diferentes fases de tramitação; muitos ainda no prazo para apresentação de resposta pela empresa e outros já sendo encaminhados para as fases seguintes, que podem gerar encontros para mediação ou ações de fiscalização, por exemplo”, esclareceu.
Segundo o Procon-SP, o aumento das reclamações ocorreu no mês de março e as principais críticas se dirigem ao fato de a empresa não cumprir com as condições ofertadas nos termos de oferta. Em muitos casos, quando uma viagem é cancelada, não há apresentação de datas próximas às indicadas pelo consumidor.
Também há situações em que datas foram apresentadas e depois canceladas pela própria empresa, sem o reembolso dos valores pagos conforme estabelecido em contrato. Outras reclamações envolvem os hotéis parceiros da Hurb, que entraram em contato diretamente com o cliente para informar que o pacote de estadia teria sido cancelado por falta de repasse de valores pela agência de viagens.
O E-Investidor conversou com especialistas para verificar quais são os direitos do consumidor em casos como o da Hurb e as informações podem ser conferidas nesta matéria.
Publicidade
Caso não consiga solucionar o problema diretamente com a companhia, a recomendação do Procon-SP é que o cliente vá até o site www.procon.sp.gov.br para registrar diretamente as reclamações contra a empresa ou encontrar os endereços que fazem atendimento presencial, tanto na capital quanto no interior.