(Daniela Amorim, Gabriel Vasconcelos e Vinicius Neder, Estadão Conteúdo) — As exportações diminuíram 2,5% no segundo trimestre de 2022 ante o primeiro trimestre de 2022. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou hoje os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o segundo trimestre de 2021, as exportações mostraram queda de 4,8%.
Leia também
As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, subiram 7,6% no segundo trimestre de 2022 ante o primeiro trimestre de 2022. Essa alta, informou o IBGE, é a maior desde o 1º trimestre de 2021 (11,9%). Na comparação com o segundo trimestre de 2021, as importações mostraram queda de 1,1%.
A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os técnicos do IBGE vão conceder entrevista dentro de instantes para comentar os resultados.