Publicidade

Últimas notícias

Minério de ferro: exportação e preços caem até 2ª semana de fevereiro

Minério de ferro: exportação e preços caem até 2ª semana de fevereiro
(Muiu Xu/ Reuters)

Os embarques de minério de ferro do Brasil recuaram 32,4% na média de fevereiro até a segunda semana, ante o mesmo mês completo de 2021, para 901,04 mil toneladas ao dia, enquanto os preços da commodity também caíram de forma expressiva, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.

Um dos maiores exportadores globais de minério de ferro, o Brasil vendeu a commodity nas primeiras duas semanas de fevereiro por um valor médio de 91 dólares por tonelada, ante 122,1 dólares por tonelada no mesmo mês completo do ano passado, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O recuo dos embarques ocorreram após companhias como a Vale, CSN, Usiminas e Samarco terem paralisado operações por um período em janeiro em Minas Gerais por questões técnicas e de segurança, diante de chuvas intensas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na semana passada, a Vale confirmou ter retomado todas as operações e informou que o impacto das paralisações de janeiro teria sido de 2 milhões de toneladas para suas operações, mantendo então sua previsão de produzir 320-335 milhões de toneladas em 2022.

As mineradoras já consideram impactos sazonais na produção nessa época do ano, devido a chuvas, e a demanda na China sofreu efeitos de uma redução na produção de aço, para controle da poluição antes dos jogos olímpicos de inverno, e com o feriado chinês do Ano Novo Lunar.

No total, as vendas externas de minério de ferro nas duas primeiras semanas de fevereiro somaram 8,109 milhões de toneladas, ante 23,997 milhões de toneladas no mesmo mês completo de 2021. Em receitas, os embarques somaram 738,35 milhões de dólares, versus 2,93 bilhões de dólares na mesma comparação.

Web Stories

Ver tudo
<
>