O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (12), às 10h23, chegando aos 106.461,71 pontos, após alta de 0,23%. A divulgação de dados sobre o varejo pauta o mercado hoje, podendo mostrar uma interrupção da sequência de quedas consecutivas, mas não o suficiente para se configurar como uma retomada da atividade. Os valores podem indicar cortes na taxa de juros Selic.
A divulgação da ata do do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na parte da tarde, deve indicar as movimentações no exterior pelos próximos dias, além de colocar novas expectativas para a próxima reunião do órgão. Até o momento, as apostas majoritárias ainda apontam para um novo aperto de 0,25 ponto porcentual nos juros em maio.
Outro destaque vai para a Americanas (AMER3), que acordou em suspender temporariamente as disputas judiciais em curso com alguns de seus credores. O objetivo é permitir que as partes envolvidas foquem esforços na negociação de um Plano de Recuperação Judicial que seja aceitável para a maior parte dos credores e que viabilize o futuro operacional da varejista.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade