O principal índice da B3, o Ibovespa, abriu nesta quarta-feira (19) em queda de 0,35%, chegando aos 117.841 pontos. O recuo ocorre em meio à divulgação de dados da inflação brasileira.
Leia também
O Índice Geral de Preços (IGP-M) recuou 0,72% na segunda prévia de julho, após queda de 1,78%, na mesma leitura de junho. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) recuou 1,03%, ante declínio de 2,58% no mesmo período no mês passado, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) subiu 0,04%, após deflação de 0,30% na segunda prévia de junho.
A instituição também publicou a desaceleração da alta do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) em julho, que ficou em 0,03% ante avanço de 1,31% na mesma leitura de junho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No exterior, as expectativas se voltam para os balanços de Netflix, IBM e Tesla, que devem ser divulgados hoje. Os números publicados mais cedo pelo Goldman Sachs decepcionaram ao revelarem que o banco obteve lucro abaixo do esperado por analistas e investidores.
Mais cedo, o minério de ferro fechou em baixa de 0,60%, negociado em Dalian a US$ 115,50 por tonelada, além de registrar queda de 0,82% em Cingapura. Já os contratos futuros de petróleo avançam 0,69% (Brent) e 0,57% (WTI).
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade