Últimas notícias

Ibovespa afunda em sessão de aversão global com covid-19

Às 10h52, o Ibovespa caía 2,78%, a 102.869,83 pontos. O volume financeiro era de 3,6 bilhões de reais

Foto: Shutterstock/Immersion Imagery/Reprodução

O Ibovespa afundava nesta sexta-feira (26), acompanhando clima de aversão global após a descoberta de uma variante possivelmente resistente a vacinas, e em meio ao recrudescimento da pandemia, especialmente na Europa.

Às 10h52, o Ibovespa caía 2,78%, a 102.869,83 pontos. O volume financeiro era de 3,6 bilhões de reais.

As empresas ligadas a turismo e viagens Gol, CVC e Azul eram as maiores quedas em percentual do índice, enquanto em pontos, a Vale dava a maior contribuição negativa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Pouco se sabe sobre a variante, detectada primeiramente na África do Sul, e depois em Botswana e Hong Kong, mas cientistas dizem que ela tem uma combinação atípica de mutações, e pode ser capaz de evitar respostas imunológicas e ser mais transmissível.

O enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à Covid-19, David Nabarro, disse que é apropriado estar preocupado com a disseminação da nova variante do coronavírus identificada na África do Sul.

Os futuros de ações norte-americanos cediam antes da abertura, enquanto o mercado acionário europeu caminhava para a pior sessão em mais de um ano.

Há pouco, a Anvisa recomendou restrição para voos e viajantes de África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

No cenário doméstico, fora o noticiário da Covid-19, investidores seguem atentos a qualquer novidade sobre a PEC dos Precatórios, que deve ser votada em comissão no Senado na semana que vem.

DESTAQUES

– GOL PN cedia 11%, AZUL PN caía 9,8% e CVC ON afundava 8,9%. Setor aéreo e de turismo é muito sensível ao noticiário da Covid-19 e havia mostrado forte alta na véspera, especialmente Gol e CVC. EMBRAER ON caía 7,9%.

– VALE ON caía 3,7%, enquanto CSN ON <CSNA3.SA> afundava 5,4% e USIMINAS PN recuava 5,1%, acompanhando queda no contratos futuros do minério de ferro e aço na China, dada a preocupação com a nova variante e novos casos de Covid-19 em Xangai, aumentando as preocupações dos investidores sobre a recuperação econômica global.

– PETROBRAS PN caía 2,6% e ON cedia cerca de 3%, com petróleo afundando mais de 5%, também por conta da Covid-19.

– BRADESCO PN recuava 3,6% e ITAÚ UNIBANCO PN tinha queda 2,5%.

– LOCALIZA ON cedia 4% e UNIDAS ON caía 4,5%. O jornal Valor Econômico publicou que Localiza ofereceu a venda da marca Unidas para conseguir aprovação para a compra da rival junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Representantes o Cade não se manifestaram de imediato. A Localiza apenas afirmou em comunicado que “a operação está em processo de análise pelo Tribunal do Cade”.

– SUZANO ON, KLABIN UNIT E REDE D’OR eram os únicos papéis do Ibovespa operando no positivo.